Quais as etapas do processo seletivo?

1ª Etapa (em andamento)

Desde que começou a ser divulgado, o NAJaS tem gerado considerável repercussão. Certamente foi um grande motivador para os professores responsáveis pela criação do grupo!

No 1º semestre de 2020, o grupo retoma suas atividades com reuniões nas terças-feiras às 14h. Assim, a primeira etapa para seleção é simplesmente comparecer no primeiro encontro em 17 de março de 2020.

2ª Etapa (futuramente)

Conforme os objetivos do grupo disponíveis na tela principal, pretende-se estudar o ecossistema de tecnologias relacionadas ao JavaScript com um viés de ação prático. Assim, serão propostos temas de estudo a serem utilizados em um projeto prático e os interessados em participar se organizarão para estudar e apresentar estes assuntos aos outros integrantes e aos professores participantes. Os alunos que prosseguirem participando corretamente destas atividades serão oficializados como integrantes do grupo.

3ª Etapa (futuramente e continuamente)

A participação no NAJaS exige comprometimento e contínua dedicação. Por isso, alunos que faltarem de forma não justificada, de forma seguida, serão automaticamente desligados e darão espaço para novos integrantes.

Qual a bibliografia recomendada para me preparar?

Capa do livro Use a Cabeça! JavaScript

Use a Cabeça! JavaScript

Michael Morrison

Livro da série Use a Cabeça! (Head First) dedicado ao JavaScript, totalmente em português e com a didática ilustrativa típica desta série de livros. Ótima recomendação como leitura introdutória para quem está começando ou quem ainda não está totalmente familiarizado com a linguagem. A faculdade possui sete exemplares para empréstimo e um fixo, que fica sempre disponível para consulta dentro da biblioteca.

Capa do livro Speaking JavaScript

Speaking JavaScript

Axel Rauschmayer

Um dos livros mais versáteis sobre JavaSript que é possível encontrar. A primeira parte (em um único capítulo com aproximadamente trinta páginas) consegue fazer um resumo louvável sobre quase tudo da linguagem, enquanto o restante do livro se aprofunda em destalhes sobre o que foi resumido no início. Leitura praticamente obrigatória para quem quer sair do básico e começar a se aprofundar na linguagem.

Capa do livro You Don't Know JS

You Don't Know JS

Kyle Simpson

Não é apenas um livro, mas sim uma série de seis livros escritos com o intuito de abordar todos os assuntos mais avançados (e comumente os mais difíceis) do JavaScript. A série repassa todos os grandes temas (desde varáveis e tipos até herança por prototipação) de forma aprofundada, chegando a discutir até o funcionamento dos motores de execução e novidades do ECMAScript 2015 (ES6) e do futuro da linguagem.