Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Sobre o estágio

Patrícia Gonçalves Primo

estagioads@fatectq.edu.br

Coordenadora de Estágio do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas

 


A regulamentação do estágio curricular supervisionado tem por finalidade estabelecer os critérios de realização e validação do estágio dos alunos do curso, bem como suas rotinas, seu processo de acompanhamento e avaliação. De acordo com a Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, estágio é o ato educativo curricular supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo do estudante, desenvolvida sob supervisão de responsáveis, tanto por parte da empresa concedente quanto por parte da Fatec.

Além de ser um requisito obrigatório para a conclusão do curso de graduação, o estágio se constitui em instrumento de integração, treinamento prático, aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e de relacionamento humano. Também é peça importante para a qualificação profissional do aluno, pois durante sua realização ele aplicará seus conhecimentos e, consequentemente adquirirá experiências práticas, o que certamente irá enriquecer e sedimentar o aproveitamento do conteúdo teórico lhe foi oferecido durante o curso.

O programa de estágio é, neste sentido, uma busca pela complementação do ensino e da aprendizagem em conformidade com o conteúdo das disciplinas. Também procura capacitar o aluno na identificação de problemas e na proposição fundamentada de soluções dentro do contexto organizacional empresarial, a partir de uma perspectiva teórico/metodológica/científica.


Informações úteis

  • A entrega da documentação de estágio somente será permitida a partir do 4º semestre do curso, a fim de que o aluno obter os conhecimentos necessários para avaliar se realmente sua experiência é compatível com a proposta acadêmica do mesmo;
  • A lei estabelece uma carga horária máxima. O aluno nunca poderá realizar mais do que 6 (seis) horas diárias e 30 (trinta) horas semanais.
  • Não pode ocorrer conflito de horário de estágio com o horário das atividades acadêmicas.