Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Trabalho de conclusão

Protocolar entrega de trabalho de graduação

Protocolar entrega do Anteprojeto

Protocolar REVISÃO FINAL de TCC Defendido em Banca

 

Um trabalho de conclusão de curso de graduação é uma etapa obrigatória para o término do curso, muito importante no âmbito acadêmico. Ele se constitui de um trabalho único, com conteúdo aprofundado, capaz de mostrar problemas e apresentar soluções, como também o desenvolvimento de novas abordagens, a fim de contribuir para o desenvolvimento e crescimento da área estudada, da profissão escolhida e do nível de conhecimentos teóricos e práticos do aluno.

Ao término da elaboração do trabalho de conclusão, o aluno realizará a exposição através de uma arguição a uma banca de professores, expondo as motivações para elaboração de seu trabalho, seu processo de pesquisa e seus resultados.

Após a arguição, o professor orientador deverá entregar ao aluno as cópias dos membros da banca, para que possa realizar as correções necessárias.


Prazos após apresentação

Depois de apresentar seu trabalho, o aluno tem 30 dias de prazo para providenciar as correções sugeridas pelos professores membros da banca. Transcorrido esse período, o aluno:

  • Deverá imprimir uma cópia do trabalho de graduação em modo econômico, sem encadernação;
  • Dirigir-se à Coordenação de Cursos para preencher o Requerimento para a última fase do processo de avaliação do trabalho.

Indeferimento pelo professor orientador

Sendo aprovado pela banca, com correções ainda por fazer, o professor orientador pode indeferir o trabalho por ainda persistirem problemas de formatação ou conteúdo. Neste caso, o aluno deverá retirar a cópia do trabalho para realizar as novas correções. Neste caso o aluno terá 15 dias para providenciar e acertar as pendências, devolvendo-as novamente à Coordenação de Cursos.


Deferimento pelo professor orientador

No caso do trabalho de graduação ser deferido pelo professor orientador, o aluno deverá providenciar:

  • Dentro de 30 dias, 1 (um) CD contendo o trabalho digitalizado.
  • O CD deve vir etiquetado com etiqueta própria para mídia (conforme Manuais e Modelos). Nessa etiqueta deverá constar a mesma informação da capa do trabalho de graduação, estando na mesma ordem, com fonte tamanho 8 (oito).
  • O aluno deverá colocar o CD dentro de um Porta-CD (conforme Manuais e Modelos), fazendo um encarte para identificação. Esse encarte deverá ter as mesmas informações da capa do trabalho de graduação e na mesma ordem de informações, com fonte tamanho 10 (dez).