Gestão Empresarial (EaD)

Matriz curricular

Grade de Gestão Empresarial

Ementas das disciplinas

ADMINISTRAÇÃO GERAL - 80 aulas

OBJETIVO: Compreender e identificar a evolução da administração, estruturas e funções organizacionais. Identificar os processos gerenciais mais comuns das organizações.

EMENTA: Histórico da teoria geral da administração e abordagens básicas do pensamento administrativo. Conceito de Administração e funções administrativas. Processos Gerenciais.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CHIAVENATO, I. Iniciação à Administração Geral. Manole, 2015. ISBN 9788520443149 [acervo digital].

COELHO, Marcio. A essência da administração – conceitos introdutórios. Saraiva, 2008.

CAULLIRAUX, H; CLEMENTE, R; PAIM, R. Gestão de Processos: Pensar, Agir e Aprender. Bookman, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Fundamentos de Administração - Introdução à Teoria Geral e aos Processos da Administração. 3ª ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN – LTC, 2014. ISBN 9788521627517 [acervo digital]

ROBBINS, Stephen P. Fundamentos de Gestão. São Paulo: Saraiva, 2013. ISBN 9788502193918 [acervo digital]

 

COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO - 80 aulas

OBJETIVO: Identificar os processos linguísticos específicos e estabelecer relações entre os diversos gêneros discursivos para elaboração de textos escritos que circulam no âmbito empresarial; desenvolver hábitos de análise crítica de produção textual para poder assegurar sua coerência e coesão.

EMENTA: Visão geral da noção de texto. Diferenças entre oralidade e escrita, leitura, análise e produção de textos de interesse geral e da administração: cartas, relatórios, correios eletrônicos e outras formas de comunicação escrita e oral nas organizações. Coesão e coerência do texto e diferentes gêneros discursivos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CINTRA; CUNHA. Nova gramática do Português contemporâneo de acordo com a nova ortogr. Lexikon, 2009.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Positivo, 2009. MARTINS, D.S.; ZILBERKNOP, L.S. Português instrumental: de acordo com as atuais normas da ABNT. Atlas, 2010. ISBN 9788522484973 [acervo digital].

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

DIDIO, Lucie. Leitura e produção de textos: comunicar melhor, pensar melhor, ler melhor, escrever melhor. São Paulo: Grupo GEN, 2013. ISBN 9788522476992. [acervo digital]

MASIP, Vicente. Fonologia, Fonética e Ortografia Portuguesas. Rio de Janeiro: Editora Grupo GEN – EPU, 2014. ISBN 9788521625988.Saraiva, 2007. ISBN 9788502133334. [acervo digital]

 

 

MATEMÁTICA - 80 aulas

OBJETIVO: Compreender os fundamentos da matemática e aplicá-los em situações reais das decisões gerenciais.

EMENTA: Teoria dos Conjuntos; Aritmética; Relações e Funções; Noções de Álgebra Linear e Noções de Lógica.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

GUIDORIZZI, Hamilton Luiz. Matemática para Administração. LTC, 2002. ISBN 9788521627784 [acervo digital].

MUROLO, A. Matemática aplicada à Administração, Economia e Contabilidade. Thomson Pioneira, 2004.

SILVA, F C M; ABRAO, M. Matemática básica para decisões administrativas. Atlas, 2008.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

MORETTIN, Pedro; HAZZAN, Samuel; BUSSAB,Wilton O. Introdução ao Cálculo. Saraiva, 2009. ISBN 9788502115965 [acervo digital].

MÜLLER, Franz August. Matemática Aplicada à Negócios. São Paulo: Saraiva, 2009. ISBN 9788502178939 [acervo digital].

 

 

CONTABILIDADE - 40 aulas

OBJETIVO: Compreender a contabilidade como instrumento de análise, avaliação e controle das operações econômico-financeiras.

EMENTA: Fundamentos de Contabilidade. Demonstrações contábeis. Participações societárias e variações do patrimônio líquido. Análise econômico-financeira.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CRUZ, J A W.; ANDRICH, E G.; SCHIER, C U C. Contabilidade Introdutória Descomplicada. Juruá, 2008. LIMEIRA, A. SILVA, C. A., VIEIRA, C., SILVA, R. N.. Contabilidade para executivos., 2008.

MARION, José Carlos; IUDÍCIBUS, Sergio de. Curso de contabilidade para não contadores: para as áreas de administração, economia, direito, engenharia : livro de exercícios, 3ª ed. São Paulo: Editora Grupo GEN, 2011. ISBN 9788522484829. [acervo digital]

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 10ª edição. São Paulo: Editora Grupo GEN – Atlas, 2013. ISBN 9788522479320. [acervo digital]

VICECONTI, Paulo. Contabilidade básica. 16ª edição. SãoPaulo: Saraiva, 2013. ISBN 9788502194601. [acervo digital]

 

 

INFORMÁTICA APLICADA À GESTÃO - 40 aulas + 40 aulas de AAP

OBJETIVO: Utilizar os recursos básicos de Informática como apoio às tarefas administrativas e desenvolver em laboratório exercícios para a Gestão empresarial.

EMENTA: Introdução à informática. Sistema operacional. Ambiente virtual de aprendizagem. Editor de Texto; Planilha Eletrônica; Programa de Apresentação; Banco de Dados; Internet. Prática de laboratório: exercícios destinados à Gestão empresarial.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ARLE, Ml e BERTOLA, D. Guia prático de Informática. Cronos, 2008.

CORNACCHIONE Jr., Edgard Bruno. Informática Aplicada às Areas de Contabilidade, Administração e Economia: Texto. 4ª ed. SÃO Paulo: Editora Grupo GEN, 2012. ISBN 9788522494651 [acervo digital]. SILVA, Mario Gomes. Informática: terminologias básicas. Erica, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

MARÇULA, Marcelo; FILHO, Pio Armando Benini. Informática - conceitos e aplicações. São Paulo: Saraiva – Érica, 2014. ISBN 9788536505343 [acervo digital].

SANTOS, Aldemar de Araújo. Informática na empresa. 6ª ed. São Paulo: Grupo GEN – Atlas, 2015. ISBN 9788522499175 [acervo digital].

 

 

INGLÊS I - 40 aulas

OBJETIVO: O aluno deverá ser capaz de compreender instruções, informações, avisos, relatórios simples e descrições de produtos; se apresentar, dar informações pessoais, fazer e responder perguntas sobre vida cotidiana e empresarial, descrever locais e pessoas; preencher formulários com dados pessoais, dar e anotar recados, fazer anotações de horários, datas e locais; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças básicas de pronúncia.

EMENTA: Introdução às habilidades de compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas simples da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico- profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

LONGMAN. Dicionário Longman Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/Inglês- Português com CD-Rom. 2ª Edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. Pearson Brasil, 2008. MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007. PERES, Lenke. Dicionário de Termos de Negócios - Port - Ingl / Ingl – Port. São Paulo: Saraiva, 2011. ISBN 9788502109766 [acervo digital]

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

DREY, Rafaela Fetzner, SELISTRE, Isabel Cristina Tedesco, AIUB, Tânia. Inglês: Práticas de Leitura e Escrita - Série Tekne. Porto Alegre: Grupo A – Penso, 2015. ISBN 9788584290314 [acervo digital] MIGLIAVACCA, Paulo N. Business Dictionary: Dicionário de termos de negócios. 2ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. ISBN 9788502088491. [acervo online]

 

SOCIEDADE, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO – 40 aulas

OBJETIVO: Refletir sobre os impactos da Tecnologia na Sociedade Contemporânea.

EMENTA: O saber e o conhecimento humano. Surgimento e estruturação da ciência. A moral e a ética. O desafio da liberdade. Ideologia. Cidadania e política. A civilização tecnológica. Desafios Contemporâneos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ANDRADE, Aurélio L. ; SELEME, Acyr ; SOUTO, Rodrigo ; RODRIGUES, Luis H. Pensamento Sistêmico: Caderno de campo: O desafio da mudança sustentada nas organizações e na sociedade. Porto Alegre: Editora Grupo A – Bookman, 2011. ISBN 9788560031733. [acervo digital]

CORTELA, M. S. Não nascemos prontos! Provocações filosóficas. Vozes, 2008. TOFFLER, A. A Terceira Onda. Record, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BAUTZER, Deise. Inovação: repensando as organizações. São Paulo: Editora Grupo GEN, 2009. ISBN 9788522464777 [acervo digital].

ZOGBI , Edson. Inovar para competir (V. 22). São Paulo: Editora Grupo GEN – Atlas, 2014. ISBN 9788522487172 [acervo online].

 

 

ATIVIDADES ACADÊMICO-CIENTÍFICO-CULTURAIS I – 40 aulas de AA

OBJETIVO: Enriquecer o processo formativo do estudante. Contribuir para desenvolver o interesse por atividades de caráter científico e cultural, no âmbito da faculdade e da comunidade acadêmica e propiciar condições para integrar o estudante em atividades de natureza científica ou cultural.

EMENTA: Os estudantes deverão cumprir 40 (quarenta) aulas ao longo de todo o curso em atividades que possibilitem vivências acadêmico-científico-culturais. Tais atividades serão de livre escolha do estudante e poderão ter diferentes naturezas, como a realização de cursos extracurriculares, participação em congressos, seminários, palestras e atividades culturais diversas (filmes, representações teatrais, visitas a museus, viagens, etc.), validadas pela Coordenação do Curso.

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL - 80 aulas + 80 aulas de AAP

OBJETIVO: Compreender o comportamento humano nas organizações. Desenvolver projeto de diagnóstico de situação comportamental de uma organização real.

EMENTA: O indivíduo e a organização, comportamento humano, mudanças comportamentais, aprendizagem e comportamentos organizacionais, processos motivacionais, grupos e equipes, liderança, negociação, administração de conflitos e mudança organizacional. Diagnóstico de situação comportamental e propostas de melhoria nos processos de Gestão de Pessoas.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

MACÊDO, Ivanildo et. al. Aspectos Comportamentais da Gestão de Pessoas. FGV, 2007.

FRANÇA, Ana Cristina Limongi. Comportamento Organizacional: Conceitos e Práticas. Saraiva, 2005. ISBN 9788502097292 [acervo digital]

RIBEIRO, MARCELO AFONSO. Psicologia e Gestão de Pessoas Reflexões Criticas. Vetor, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BERGAMINI, Cecília Whitaker. Psicologia aplicada à administração de empresas. 5ª ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN – Atlas, 2015. ISBN 9788597003604. [acervo online]

JOHANN, Sílvio Luiz. Comportamento organizacional - teoria e prática. São Paulo: Saraiva, 2013. ISBN 9788502212435. [acervo online]

 

ESTATÍSTICA APLICADA À GESTÃO - 80 aulas

OBJETIVO: Utilizar os métodos estatísticos para tomadas de decisões.

EMENTA: Fundamentos da estatística. Coleta e Apresentação de dados. Medidas de posição e dispersão, população e amostra. Séries. Distribuição de frequência. Aplicações da estatística em gestão.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BRUNI, Adriano Leal. Estatística aplicada à gestão empresarial. Atlas, 2007. CRESPO, Antônio Arnot. Estatística Fácil. Saraiva, 2009.

MARTINS, Gilberto de Andrade e DONAIRE, Denis. Princípios de Estatística. 4ª. ed. São Paulo: Grupo Gen, 2012. ISBN 9788522465743 [acervo digital]

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

MORETTIN, Pedro Alberto. Estatística Básica. Saraiva, 2006. ISBN 9788502208001 [acervo digital] MANN,  Prem  S.  Introdução  à  estatística.8ª.  ed.  Porto  Alegre:  Grupo  GEN  -                                      LTC, 2015. ISBN 9788521628866 [acervo digital]

 

 

GESTÃO AMBIENTAL -  40 aulas

OBJETIVO: Compreender o conceito de sustentabilidade e sua aplicação nas organizações.

EMENTA: Conceito e evolução da questão ambiental, desempenho ambiental, normas ambientais, sistemas de gerenciamento ambiental, programas específicos, certificação e legislação.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial. 2ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2007. ISBN 9788502111967 [acervo digital].

MOURA, L. A.. Qualidade e Gestão Ambiental. Juarez de Oliveira, 2008.

TACHIZAWA, T. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Coorporativa - Estratégias de Negócios Focadas na Realidade. Atlas, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

FENKER, Eloy Antonio et al. Gestão ambiental: incentivos, riscos e custos. São Paulo: Editora Grupo GEN – Atlas, 2015. ISBN 9788597001181. [acervo online]

TACHIZAWA, Takeshy. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. 8ª ed. São Paulo: Editora Grupo GEN – Atlas, 2014. ISBN 9788522493838 [acervo digital].

 

 

ECONOMIA - 80 aulas

OBJETIVO: Desenvolver uma visão global da Economia por meio de conhecimentos básicos que permitam uma compreensão das atividades econômicas nacionais e internacionais.

EMENTA: Introdução à economia e ao pensamento econômico. Conceitos básicos. Noções de Microeconomia. Funcionamento do mercado. Estruturas de mercado. Macroeconomia básica. Atividade econômica, teoria da determinação da renda e do produto nacional. Introdução à teoria monetária e inflação. Balanços de pagamentos e taxas de câmbio. Sistema Monetário, Bancos Comerciais e Banco Central, Integração do Sistema Econômico.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

PARKIN, MICHAEL. Economia. Prentice Hall Brasil, 2009. VICECONTI, P E V; NEVES, S. Introdução à Economia. Frase, 2009.

VASCONCELLOS, M A S; GARCIA, M E. Fundamentos de Economia. 4ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2011. ISBN 9788502137844 [acervo digital]

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ROSSETTI, José Paschoal. Introdução à Economia – livro de exercícios. Atlas, 2004. ISBN 9788522465347 [acervo digital].

VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de. Economia - micro e macro. 6ª ed. São Paulo: Editora Grupo GEN – Atlas, 2015. ISBN 9788597003505 [acervo digital].

 

INGLÊS II - 40 aulas

OBJETIVO: O aluno deverá ser capaz de se comunicar utilizando frases simples em contextos pessoais e profissionais, pedir e dar permissão, falar sobre o trabalho, fazer comparações, falar sobre experiências passadas, atender uma ligação telefônica e anotar recados; utilizar números em contextos diversos; redigir correspondências rotineiras simples; extrair informações de textos técnicos específicos da área; entender diferenças básicas de pronúncia.

EMENTA: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio por meio de funções sociais e estruturas simples da língua desenvolvidas na disciplina Inglês 1. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

LONGMAN. Dicionário Longman Escolar para Estudantes Brasileiros. Português-Inglês/Inglês- Português com CD-Rom. 2ª Edição: Atualizado com as novas regras de Ortografia. Pearson Brasil, 2008. MURPHY, Raymond. Essential Grammar in Use CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007. PERES, Lenke. Dicionário de Termos de Negócios - Port - Ingl / Ingl – Port. São Paulo: Saraiva, 2011. ISBN 9788502109766 [acervo digital]

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

DREY, Rafaela Fetzner, SELISTRE, Isabel Cristina Tedesco, AIUB, Tânia. Inglês: Práticas de Leitura e Escrita - Série Tekne. Porto Alegre: Grupo A – Penso, 2015. ISBN 9788584290314 [acervo digital] MIGLIAVACCA, Paulo N. Business Dictionary: Dicionário de termos de negócios. 2ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. ISBN 9788502088491. [acervo online]

 

 

MÉTODOS PARA A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO - 40 aulas

OBJETIVO: Desenvolver um conjunto de conhecimentos abrangendo os elementos de Metodologia da Pesquisa de maneira a permitir a elaboração de projeto de pesquisa, bem como trabalhos científicos e tecnológicos.

EMENTA: O Papel da ciência e da tecnologia. Conceito e tipos de conhecimento. Método e técnica. O processo de leitura e de análise textual. Citações e bibliografias. Trabalhos acadêmicos: tipos, características e composição estrutural. O projeto de pesquisa experimental e não-experimental. Pesquisa qualitativa e quantitativa. Apresentação gráfica. Normas da ABNT.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10ª ed. São Paulo: Editora Grupo GEN, 2012. ISBN 9788522478392 [acervo digital].

LAKATOS, Eva Maria et. al. Técnicas de Pesquisa. Atlas, 2008.

CINTRA; CUNHA. Nova gramática do Português contemporâneo de acordo com a nova ortogr. Lexikon, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7ª ed. São Paulo: Editora Grupo GEN, 2010. ISBN 9788522484867. [acervo online]

VERGARA. Sylvia C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 15ª. ed. São Paulo: Grupo GEN

- Atlas, 2014. ISBN 9788522491001 [acervo digital].

 

SOCIOLOGIA DAS ORGANIZAÇÕES - 40 aulas

OBJETIVO: Compreender os aspectos de uma sociedade que influenciam no desenvolvimento das organizações.

EMENTA: Fundamentos de sociologia. Indivíduo e sociedade, instituições sociais, significado de trabalho, cultura e sociedade. Cultura organizacional. Poder nas organizações. Cultura brasileira e sua influência nas organizações. Ética nas organizações.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

DIAS, Reinaldo. Sociologia das organizações. São Paulo: Editora Grupo GEN, 2008. ISBN 9788522466139 [acervo digital].

FLEURY, Maria Tereza e FISCHER, Rosa Maria (coord.). Cultura e Poder nas Organizações. Atlas, 2007. SCHEIN, Edgar H. Cultura Organizacional e Liderança. Atlas, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

FERREIRA, José Roberto Martins. Sociedade e Empresa: Sociologia aplicada à administração. São Paulo: Editora Saraiva, 2016. ISBN 9788547201067. [acervo online]

Gil, Antonio Carlos. Sociologia Geral. São Paulo: Grupo GEN – Atlas, 2011. ISBN 9788522489930 [acervo digital].

GESTÃO DE MARKETING - 80 aulas

OBJETIVOS: Conhecer os elementos básicos e os conceitos principais de marketing.

EMENTA: Conceito de Marketing. Abordagens: Clássica e Contemporânea. Os Ambientes de Marketing. Elementos e gestão do composto de marketing. Gestão das Marcas. Canais de marketing. Marketing de serviços. Marketing digital. Comportamento do Consumidor. Interface do marketing com as outras áreas da organização.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

COBRA, Marcos. Administração de marketing. 2ª ed. São Paulo: Editora Grupo GEN, 2011. ISBN 9788522478033. [acervo digital].

KOTLER, Philip. ARMSTRONG, Gary. Princípios de Marketing. Pearson, 2007. LAS CASAS, Alexandre L. Marketing – Conceitos, Exercícios, Casos. Atlas, 2009. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BUHAMRA, Cláudia. Gestão de marketing no varejo: conceitos, orientações e práticas. São Paulo: Grupo GEN – Atlas, 2012. ISBN 9788522486496 [acervo digital].

LUDOVICO, Nelson; SANTINI, Fernando Roberto. Gestão de marketing - O plano de marketing como orientador das decisões - Série gestão empresarial. São Paulo: Editora Saraiva, 2014. ISBN 9788502214156 [acervo digital].

 

 

GESTÃO DE PESSOAS -   80 aulas

OBJETIVO: Entender a área de recursos humanos, identificando os seus subsistemas, objetivando a melhor adequação na produção e o desempenho das pessoas integradas à gestão de negócios e orientados para resultados.

EMENTA: Importância e evolução da área de recursos humanos. Políticas, objetivos e visão sistêmica da administração de recursos humanos. Os subsistemas de administração de recursos humanos: provisão, aplicação, manutenção, desenvolvimento e monitoramento. Gestão estratégica de pessoas. Responsabilidade social empresarial.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas. Rio de Janeiro: Campus, 2008. VERGARA, Sylvia Constant. Gestão de Pessoas. Atlas, 2009.

MARRAS, Jean Pierre. Administração de recursos humanos. São Paulo: Editora Saraiva, 2016. ISBN 9788547201098. [acervo online]

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BARBIERI, Ugo Franco. Gestão de pessoas nas organizações - conceitos básicos e aplicações. São Paulo: Editora Grupo GEN – Atlas, 2016. ISBN 9788597003062. [acervo online]

GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas : enfoque nos papéis profissionais. São Paulo: Editora Grupo GEN, 2012. ISBN 9788522474776. [acervo online]

 

 

INGLÊS III - 40 aulas

OBJETIVO: O aluno deverá ser capaz de participar de discussões em contextos sociais e empresariais usando linguagem apropriada de polidez e formalidade, expressar opiniões e necessidades, fazer solicitações, descrever habilidades, responsabilidades e experiências profissionais; usar números para descrever preços, dados e gráficos; compreender informações de manuais, relatórios e textos técnicos específicos da área; redigir cartas e e-mails comerciais simples; entender diferenças de pronúncia.

EMENTA: Expansão da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas básicas da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. CD-Rom with answers. Third Edition. Cambridge, 2007. LONGMAN. Longman Gramática Escolar da Língua Inglesa com CD-Rom. Pearson Brasil, 2007.

PERES, Lenke. Dicionário de Termos de Negócios - Port - Ingl / Ingl – Port. São Paulo: Saraiva, 2011. ISBN 9788502109766 [acervo digital]

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

DREY, Rafaela Fetzner, SELISTRE, Isabel Cristina Tedesco, AIUB, Tânia. Inglês: Práticas de Leitura e Escrita - Série Tekne. Porto Alegre: Grupo A – Penso, 2015. ISBN 9788584290314 [acervo digital] MIGLIAVACCA, Paulo N. Business Dictionary: Dicionário de termos de negócios. 2ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. ISBN 9788502088491. [acervo online]

 

 

MATEMÁTICA FINANCEIRA - 40 aulas

OBJETIVO: Resolver problemas financeiros usando métodos dedutivos; desenvolver conceitos e ferramentas para análise de investimentos; operar calculadoras financeiras e planilhas.

EMENTA: Porcentagens em aplicações comerciais. Juros simples. Desconto de títulos. Correção monetária. Índices financeiros. Juros compostos. Taxas de juros. Rendas. Amortização de empréstimo. Métodos de análise de investimentos. Substituição de equipamento. Leasing. Câmbio. Noções sobre mercados de capitais.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ASSAF NETO, Alexandre. Matemática financeira e suas aplicações. 12ª ed. São Paulo: Editora Grupo GEN, 2012. ISBN 9788522484935 [acervo digital].

FEIJÓ, Ricardo. Matemática financeira com conceitos econômicos. Saraiva, 2009.

HUMMEL, P R V, PILÃO, N E. Matemática financeira e engenharia econômica. Thomson Pioneira, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

OLIVEIRA, Gustavo Faria de. Matemática financeira descomplicada: para os cursos de economia, administração e contabilidade. São Paulo: Editora Grupo GEN – Atlas, 2013. ISBN 9788522479863 [acervo digital].

VERAS, Lilia Ladeira. Matemática financeira: uso de calculadoras financeiras, aplicações ao mercado financeiro, introdução à engenharia econômica, 300 exercícios resolvidos e propostos. São Paulo: Grupo GEN, 2012. ISBN 9788522478545 [acervo digital].

 

 

ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS - 80 aulas + 80 aulas de AAP

OBJETIVO: Compreender as áreas funcionais e a dinâmica de operação de um sistema organizacional. Elaborar uma proposta de melhorias de organização de processos gerenciais em ambiente real de uma organização.

EMENTA: Organização Sistemas e métodos para qualidade e produtividade. Metodologias para o desenvolvimento organizacional. Identificação e classificação das disfunções organizacionais. Estruturas e arquitetura organizacional. Benchmarking, reengenharia, terceirização (outsourcing). Projeto de melhorias de processos gerenciais em uma organização.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ARAÚJO, Luis César. Organização, Sistemas e Métodos. Vol. 1. São Paulo: Atlas, 2008.

                               . Organização, Sistemas e Métodos. Vol. 2. São Paulo: Atlas, 2008.

OLIVEIRA, Djalma de P Rebouças. Sistemas, organização e métodos: Uma Abordagem Gerencial. Atlas, 2013. ISBN 9788522482115 [acervo digital].

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CARREIRA, Dorival. Organização, sistemas e métodos: ferramentas para racionalizar as rotinas de trabalho e a estrutura organizacional da empresa.2ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2009. ISBN 9788502089204. [acervo online]

SORDI, José Osvaldo de. Gestão por processos. São Paulo: Saraiva, 2008. ISBN 9788502088962 [acervo online]

 

 

SISTEMAS DE INFORMAÇÕES - 80 aulas

OBJETIVO: Conhecer os principais sistemas de informações da organização e identificar usuários e componentes. Correlacionar a importância dos sistemas de informações com a estratégia organizacional e a tomada de decisões.

EMENTA: Estudos de conceitos básicos de Sistemas de Informações. Estudo das aplicações dos Sistemas de Informações nas organizações. Potencial estratégico dos Sistemas de Informações para o negócio. Perspectivas do uso dos Sistemas de Informações no suporte a Processos Gerenciais nas organizações. A Tecnologia da Informação como infraestrutura para os sistemas de informações.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

LAUDON, Kenneth C. e LAUDON, Jane P. Sistemas de Informação Gerenciais. Prentice Hall, 2007. TURBAN, Efraim et. al. Introdução a Sistemas de Informação. Campus, 2007.

STAIR, Ralph M. Princípios de Sistemas de Informação. Thomson Pioneira, 2005.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

AUDY, Jorge Luis Nicolas ; ANDRADE, Gilberto Keller de ; CIDRAL, Alexandre. Fundamentos de sistemas de informação. São Paulo: Editora Grupo A – Bookman, 2011. ISBN 9788577801305. [acervo online] O'BRIEN, James A.; MARAKAS, George M. Administração de sistemas de informação. 15ª ed. Porto Alegre: Grupo A – AMGH, 2012. ISBN9788580551112 [acervo digital].

COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL GERAL - 40 aulas

OBJETIVO: Assessorar a organização nos relacionamentos empregando tecnologias de informação e comunicação. Planejar, desenvolver e executar estratégias de comunicação destinadas ao fortalecimento da imagem da organização.

EMENTA: A comunicação empresarial no planejamento de estratégias de relações com públicos de interesse. Ética, transparência e gestão da informação na comunicação empresarial. Assessoria de imprensa. Estratégias para gestão de imagem. Elaboração e redação de instrumentos para comunicação com os públicos interno e externo.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BUENO, Wilson da Costa. Comunicação empresarial: políticas e estratégias. São Paulo: Editora Saraiva, 2013. ISBN 9788502218888 [acervo digital].

PINHO, J. B.. Comunicação nas organizações. Minas Gerais: Universidade Viçosa, 2006. KELLER, Kátia. Comunicação organizacional, sobrevivência empresarial. Literarte, 2006. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

FIGARO, Roseli (org.). Gestão da comunicação no mundo do trabalho, educação, terceiro setor e corporativismo. Atlas, 2005. ISBN 9788522479276 [acervo digital].

FRANÇA, Ana Shirley (Org.) Comunicação empresarial. São Paulo: Editora Grupo GEN – Atlas, 2013. ISBN 9788522484157. [acervo ]

 

 

DIREITO EMPRESARIAL- 80 aulas

OBJETIVO: Identificar e interpretar os principais conceitos do direito; compreender a terminologia jurídica; auxiliar na interpretação e solução de situações concretas que envolvam conhecimentos das diversas relações obrigacionais.

EMENTA: A ciência do Direito; Fundamentos do Direito: normas jurídicas; fontes do direito; principais ramos do direito; noções do direito constitucional; noções do direito administrativo; noções de direito tributário; noções do direito civil; noções de direito do trabalho e previdenciário. Direito Empresarial; a atividade da pessoa do empresário; as sociedades comerciais; as microempresas; Lei de falência; Lei das S.A., Código de Defesa do Consumidor.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

MAMEDE, Gladston. Direito empresarial brasileiro - vol. 1 - empresa e atuação empresarial. 9ª ed. Rio de Janeiro: Editora Grupo GEN – Atlas, 2016. ISBN 9788597005936 [acervo online].

MAMEDE, Gladston. Direito empresarial brasileiro - vol. 3 - títulos de créditos. 9ª ed. Rio de Janeiro: Editora Grupo GEN – Atlas, 2016. ISBN 9788597000078 [acervo digital].

NIARADI, George. Direito Empresarial para administradores. Pearson, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

SANCHEZ, Alessandro. Coleção saberes do direito; vol. 27 - Direito empresarial I: teoria geral do direito empresarial, concorrência e propriedade intelectual. São Paulo: Editora Saraiva, 2012. ISBN 9788502177291 [acervo digital].

TEIXEIRA, Tarcísio. Direito empresarial sistematizado: doutrina, jurisprudência e prática, 5ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2015. ISBN 9788502635210 [acervo digital].

GESTÃO FINANCEIRA - 80 aulas

OBJETIVO: Entender os conceitos de finanças e permitir a interpretação do desempenho financeiro do Negócio.

EMENTA: Fundamentos da Gestão Financeira, ambiente financeiro e conceitos financeiros. Fontes de Financiamento. Técnicas de análise e planejamento financeiro. Administração de capital de giro. Análise do ponto de equilíbrio das operações e alavancagem. Administração de ativos permanentes e investimento de capital. Custo de capital, estrutura de capital e dividendos.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ASSAF, A. ; LIMA, G. G. Curso de Administração Financeira. 3ª. ed. São Paulo: Grupo GEN - Atlas, 2014. ISBN 9788522485185 [acervo digital].

GITMAN, L J. Princípios da administração financeira, 12ª Ed. Pearson, 2009.

MEGLIORINI, E; VALLIM, M A. Administração financeira: uma abordagem brasileira. Pearson, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

HOJI, Masakazu. Administração financeira e orçamentária: matemática financeira aplicada, estratégias financeiras, orçamento empresarial. 11ª ed. São Paulo: Editora Grupo GEN – Atlas, 2014. ISBN 9788522486298 [acervo digital].

ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.;JAFFE, Jeffrey; LAMB, Roberto. Administração Financeira. Porto Alegre: Grupo A – AMGH, 2015. ISBN 9788580554328 [acervo digital].

 

INGLÊS IV - 40 aulas

OBJETIVO: O aluno deverá ser capaz de participar de discussões e negociações em contextos sociais e empresariais, destacando vantagens, desvantagens e necessidades; preparar-se para participar de entrevistas de emprego presenciais e por telefone; compreender informações de manuais, relatórios e textos técnicos específicos da área; redigir cartas e e-mails comerciais, relatórios e currículos; entender diferenças de pronúncia.

EMENTA: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas básicas da língua desenvolvidas na disciplina Inglês 3. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

DUCKWORTH, M. Essential Business Grammar & Practice - English level: Elementary to Pre- Intermediate. New Edition. Oxford, UK: Oxford University Press, 2007.

EMMERSON, Paul. Email English. Macmillan, 2004.

WITTE, Robert Edwald. Business english: a pratical approach. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. ISBN 9788502088491. [acervo online]

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

DREY, Rafaela Fetzner, SELISTRE, Isabel Cristina Tedesco, AIUB, Tânia. Inglês: Práticas de Leitura e Escrita - Série Tekne. Porto Alegre: Grupo A – Penso, 2015. ISBN 9788584290314 [acervo digital] MIGLIAVACCA, Paulo N. Business Dictionary: Dicionário de termos de negócios. 2ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. ISBN 9788502088491. [acervo online]

 

LOGÍSTICA - 80 aulas

OBJETIVO: Identificar e compreender a cadeia logística, os conceitos básicos de cada função e as novas tendências; identificar e compreender os custos logísticos de serviços, preço e agregação de valor ao produto; compreender os fluxos globais na organização dos negócios, o sistema de informações, as medidas de desempenho das operações e a integração com marketing.

EMENTA: Fundamentos e histórico da Logística; Análise da cadeia de suprimentos, compras, planejamento e controle de materiais, movimentação, armazenagem e abastecimento para a produção; Análise da logística de distribuição dos produtos, recebimento, armazenagem e expedição, transportes e distribuição; Informações do sistema logístico; Identificação e gerenciamento de custos; Estratégias de logística; Gerenciamento de operações globais.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BOWERSOX, Donald J.; CLOSS, David J.; COPPER, M. Bixby; BOWERSOX, John C. Gestão Logística da Cadeia de Suprimentos. Porto Alegre: Editora Grupo A – AMGH, 2013. ISBN 9788580553185 [acervo digital].

CRISTOPHER, Martin. Logística e gerenciamento da cadeia de suprimentos: criando redes que agregam valor [tradução Mauro de Campos Silva]. Thonson Learning, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CHING, Hong Yuh. Gestão de estoques na cadeia de logística integrada: supply chain , 4ª ed. São Paulo: Editora Grupo GEN, 2010. ISBN 9788522481293 [acervo digital].

LUDOVICO, Nelson. Logística Internacional – um enfoque em comércio exterior. Saraiva, 2009. ISBN 9788502117440 [acervo digital].

 

 

PLANEJAMENTO DE MARKETING - 80 aulas + 80 aulas de AAP

OBJETIVO: Entender as estratégias que o marketing utiliza para desenvolvimento de negócios e elaborar um plano de marketing.

EMENTA: Características dos negócios de alto desempenho; missão e alinhamento empresarial; estabelecimento de metas; análise do portfólio de negócios da empresa; formulação de estratégias de marketing. Análise dos elementos de um plano de marketing. Elaboração de um plano de marketing (projeto empresarial).

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

HARTLINE, Michael D; FERREL, O. C. Estratégia de Marketing. Cengage, 2009.

LAS CASAS, Alexandre Luzzi, Plano de Marketing para Micro e Pequena Empresa. São Paulo: Grupo GEN - Atlas, 2011. ISBN 9788522483099 [acervo digital].

SILVA, Helton e outros. Planejamento estratégico de marketing. FGV, 2006.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CAMPOMAR, Marcos Cortez. O planejamento de marketing e a confecção dos planos. São Paulo: Editora Saraiva, 2005. ISBN 9788502088412 [acervo digital].

COBRA, Marcos. Administração de marketing. 2ª ed. São Paulo: Editora Grupo GEN, 2011. ISBN 9788522478033 [acervo digital].

ANÁLISE DE INVESTIMENTOS - 80 aulas

OBJETIVO: Compreensão das técnicas econômicas e financeiras para análise e seleção de projetos de investimentos.

EMENTA: Fundamentos de investimento de capitais, projeção do fluxo de caixa e do valor residual; técnicas de avaliação de investimentos: payback, retorno contábil, VPL, TIR, IL. Problemas com o enfoque da TIR; incrementabilidade, excludência e restrições de capital, análise de sensibilidade e simulação, árvores de decisão e opções reais. Fundamentos da engenharia econômica.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BREALEY, Myers Allean. Princípios de Finanças Corporativa. Porto Alegre: Grupo A – Bookman, 2013. ISBN 9788580552393 [acervo digital].

HOJI, M. Administração Financeira e Orçamentária. Atlas, 2009. SAMANEZ, Carlos Patrício. Engenharia Econômica. Pearson, 2009. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ROSS, Stephen A.; WESTERFIELD, Randolph W.; JAFFE, Jeffrey; LAMB, Roberto. Administração Financeira. Porto Alegre: Grupo A – AMGH, 2015. ISBN 9788580554328 [acervo digital].

Hoji, Masakazu. Administração Financeira na Prática: Guia para Educação Financeira Corporativa e Gestão Financeira Pessoal. 5ª ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN – Atlas, 2014. ISBN 9788522492381 [acervo digital].

 

 

ESPANHOL I - 40 aulas

OBJETIVO: O estudante deverá ser capaz de comunicar-se em situações simples do cotidiano profissional, apresentar-se (in)formalmente e dar informações pessoais; escrever mensagens de e- mails breves e cartas informais; compreender frases e vocabulário sobre temas de interesse pessoal e profissional; extrair informações de textos técnicos específicos da área. Reconhecer as diferenças fonéticas elementares do idioma.

EMENTA: Introdução à compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua espanhola.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

DIAZ, M. Dicionário Santillana para estudantes: Espanhol Português/ Português-Espanhol com CD- ROM. Moderna/ Santillana, 2008.

MARTINEZ, Ron; SCHUMACHER, Cristina; ZARZA, Victor. Como dizer tudo em espanhol nos negócios. Rio de Janeiro: Editora Grupo GEN – LTC, 2015. ISBN 9788521629801 [acervo digital].

MORENO, C; FERNÁNDEZ, G E. Gramática contrastiva del español para Brasileños. Madrid: SGEL, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

SAMMARCO, Gerardo. Série Provas & Concursos - Espanhol para Concursos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN – Método, 2013. ISBN 9788530964511 [acervo digital].

 

 

GESTÃO DA PRODUÇÃO - 80 aulas

OBJETIVO: Conhecer a função produtiva bem como a evolução e técnicas da gestão da produção. EMENTA: Conceito, evolução e componentes dos sistemas produtivos. Planejamento e controle da capacidade produtiva. Arranjo físico e fluxo dos processos. Gestão de operações. Localização de instalações. Técnicas e ferramentas de administração da produção.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

MOREIRA, Daniel. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Editora Saraiva, 2012. CORREA, H. L e CORREA C. A. Administração da Produção e Operações: Edição Compacta. Atlas, 2006. SLACK, Nigel; BRANDON-JONES, Alistair; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. 4ª ed. Rio de Janeiro: Editora Grupo GEN – Atlas, 2015. ISBN 9788597003352 [acervo digital].

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CORREA, Henrique L.; GIANESI, Irineu G. N.; CAON, Mauro. Planejamento, programação e controle da produção : MRP II/ERP - conceitos, uso e implantação:base para SAP, Oracle Applications e outros softwares integrados de gestão. 5ª ed. São Paulo: Grupo GEN, 2007. ISBN 9788522481286 [acervo digital].

MARTINS, Petrônio G.; LAUGENI, Fernando P. Administração da produção. São Paulo: Editora Saraiva, 2014. ISBN 9788502618374 [acervo digital].

 

FUNDAMENTOS DA GESTÃO DA QUALIDADE - 40 aulas

OBJETIVO: Identificar, interagir e intervir em um sistema da qualidade, atendendo normas e requisitos nacionais e internacionais.

EMENTA: Conceitos e evolução da qualidade; Gestão da qualidade total; Ferramentas e Procedimentos da Qualidade; Estudo das principais normas; Custos da Qualidade; Indicadores de Qualidade; Controle Estatístico do Processo; Auditoria no sistema de Gestão; Programas de Melhoria da Qualidade.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da Qualidade: Teoria e Prática. 3ª ed. São Paulo: Editora Grupo GEN – Atlas, 2012. ISBN 9788522494644 [acervo digital].

ROTONDARO, R.G.; MIGUEL, P.A.C.; FERREIRA, J.J.A. Gestão da Qualidade. Campus, 2005.

VIEIRA FILHO, Geraldo. Gestão da Qualidade Total. Ed. Alínea, 2007.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

CARPINETTI, Luiz Cesar Ribeiro. Gestão da Qualidade - Conceitos e Técnicas. 3ª edição. Rio de Janeiro: Grupo GEN-Atlas, 2016. ISBN 9788597006438 [acervo digital].

 

 

GESTÃO DE PROJETOS EMPRESARIAIS - 80 aulas + 80 aulas de AAP

OBJETIVO: Entender e aplicar o planejamento e a gestão de projetos e avaliar seus resultados. EMENTA: Visão integrada da gestão de projetos; Métodos e técnicas de gestão de projetos; Indicadores de desempenho; Metodologias e Ferramentas de gerenciamento de projetos. Elaboração de um projeto. BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

PMI. PMBOK Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos. 5ª. ed. Project Management, 2012.

TORRES, Cleber; LELIS, Joao Caldeira. Garantia de Sucesso em Gestão de Projetos. Brasport, 2009. KERZNER, Harold. Gestão de Projetos: As melhores Práticas. 2ª ed. Porto Alegre: Grupo A – Bookman, 2011. ISBN 9788560031283 [acervo digital].

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BRITO, P. Análise e Viabilidade de Projetos de Investimentos. São Paulo: Grupo Gen, 2006. ISBN 9788522465774 [acervo digital].

ROZENFELD, Henrique et al. Gestão de Desenvolvimento de Produtos: Uma Referência Para Melhoria do Processo. São Paulo: Saraiva, 2006. ISBN 9788502111868. [acervo online]

 

 

INGLÊS V - 40 aulas

OBJETIVO: O aluno deverá ser capaz de fazer uso das habilidades lingüístico-comunicativas com maior espontaneidade e confiança; fazer uso de estratégias argumentativas; acompanhar reuniões e apresentações orais simples e tomar nota de informações; redigir correspondência comercial em geral; compreender informações em artigos acadêmicos e textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.

EMENTA: Aprofundamento da compreensão e produção oral e escrita por meio funções sociais e estruturas mais complexas da língua. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico- profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

HUGHES, J. Telephone English. Macmillan, 2006.

DUCKWORTH, M. Essential Business Grammar & Practice. - English level: Intermediate to Upper- Intermediate. New Edition. Oxford University, 2007.

WITTE, Robert Edwald. Business english: a pratical approach. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. ISBN 9788502088491. [acervo online]

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

DREY, Rafaela Fetzner, SELISTRE, Isabel Cristina Tedesco, AIUB, Tânia. Inglês: Práticas de Leitura e Escrita - Série Tekne. Porto Alegre: Grupo A – Penso, 2015. ISBN 9788584290314 [acervo digital] MIGLIAVACCA, Paulo N. Business Dictionary: Dicionário de termos de negócios. 2ª ed. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. ISBN 9788502088491. [acervo online]

 

 

PROJETO DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I -       40 aulas

OBJETIVO: Elaborar o pré-projeto de pesquisa em Gestão Empresarial com vistas ao trabalho de graduação.

EMENTA: Aplicação sistematizada do conhecimento acumulado ao longo do curso, até esse ponto, para o desenvolvimento de Projetos com soluções de problemas de gestão em empresas brasileiras. Elaboração de pré-projeto dentro do rigor científico e conforme regulamento interno da Faculdade e as normas ABNT.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

PINTO, Eder Paschoal. Gestão Empresarial - Casos e Conceitos de Evolução. Saraiva, 2007.

SANTOS, R C. Manual de Gestao Empresarial Conceitos e Aplicações nas Empresas Brasileiras. Atlas, 2007.

VERGARA. Sylvia C. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 15ª. ed. São Paulo: Grupo GEN

  • Atlas, 2014. ISBN 9788522491001 [acervo digital].

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 10ª ed. São Paulo: Editora Grupo GEN, 2012. ISBN 9788522478392 [acervo digital].

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 7ª ed. São Paulo: Editora Grupo GEN, 2010. ISBN 9788522484867 [acervo digital].

DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS –80 aulas + 80 aulas de AAP

OBJETIVO: Compreender os conceitos necessários para o desenvolvimento dos negócios das organizações com atitude empreendedora. Elaborar plano de negócio para um empreendimento próprio.

EMENTA: Definição de negócio, análise dos ambientes de negócios, Movimentos Competitivos; Potencial empreendedor; Avaliação de riscos e de oportunidade de novos negócios. Ferramentas para o desenvolvimento e planejamento de novos negócios; Instrumentos e instituições de apoio e fomento ao empreendedorismo. Mecanismos de crédito à novos negócios. Modelos de gestão e cooperação entre novos empreendimentos; Plano de negócios.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

BRESSANT, John; TIDO, Joe. Inovação e Empreendedorismo. Porto Alegre: Grupo A - Bookman, 2009. ISBN 9788577805112 [acervo digital].

DORNELAS, J.C.A. Empreendedorismo Corporativo. Rio de Janeiro: Campus, 2008. PETERS, M.P.; et al. Empreendedorismo. ArtMed, 2009.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

DORNELAS, J. C. A. Empreendedorismo - Transformando Ideias em Negócios; 5ª ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN – LTC, 2016. ISBN 9788597005257 [acervo digital].

SABBAG, Paulo Yazigi. Gerenciamento de Projetos e Empreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2009. ISBN 9788502089242 [acervo digital].

 

ESPANHOL II –40 aulas

OBJETIVO: O aluno deverá ser capaz de elaborar e responder questões sobre a vida cotidiana; pedir e dar informações profissionais; expressar gostos e preferências; emitir opiniões; situar um fato no passado; falar ao telefone em situações formais e informais num contexto empresarial; organizar a agenda de compromissos; extrair informações de textos técnicos específicos da área. Reconhecer as diferenças fonéticas do idioma.

EMENTA: Consolidação da compreensão e produção oral e escrita por meio da integração das habilidades linguístico-comunicativas desenvolvidas na disciplina Espanhol I. Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos socioculturais da língua espanhola.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

SEÑAS. Diccionario para la enseñanza de la lengua española para brasileños. Martins Fontes, 2002. MORENO, C; FERNÁNDEZ, G E. Gramática contrastiva del español para Brasileños. Madrid: SGEL, 2007. MARTINEZ, Ron; SCHUMACHER, Cristina; ZARZA, Victor. Como dizer tudo em espanhol nos negócios. Rio de Janeiro: Editora Grupo GEN – LTC, 2015. ISBN 9788521629801 [acervo digital].

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

SAMMARCO, Gerardo. Série Provas & Concursos - Espanhol para Concursos. 5ª ed. Rio de Janeiro: Grupo GEN – Método, 2013. ISBN 9788530964511 [acervo digital].

 

INGLÊS VI – 40 aulas

OBJETIVO: O aluno deverá ser capaz de fazer uso das habilidades lingüístico-comunicativas com mais autonomia, eficiência e postura crítico-reflexiva; aperfeiçoar as estratégias argumentativas, discutir planejamento, lidar com conflitos em negociações, participar de reuniões e apresentações orais simples; interagir em contextos de socialização e entretenimento; redigir textos técnicos e acadêmicos; compreender informações em artigos acadêmicos e textos técnicos específicos da área; entender diferenças de pronúncia.

EMENTA: Aprimoramento da compreensão e produção oral e escrita por meio de funções sociais e estruturas mais complexas da língua desenvolvidas na disciplina Inglês 5 . Ênfase na oralidade, atendendo às especificidades acadêmico-profissionais da área e abordando aspectos sócio-culturais da língua inglesa.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

CAMBRIDGE. Cambridge Advanced Learner´s Dictionary with CD-Rom. 3th Ed.Cambridge University, 2007.

DUCKWORTH, M. Essential Business Grammar & Practice. - English level: Intermediate to Upper- Intermediate. New Edition. Oxford University, 2007.

PERES, Lenke. Dicionário de Termos de Negócios - Port - Ingl / Ingl – Port. São Paulo: Editora Saraiva, 2011. ISBN 9788502109766 [acervo digita].

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

WITTE, Robert Edwald. Business english: a pratical approach. São Paulo: Editora Saraiva, 2006. ISBN 9788502088491 [acervo digital].

 

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS – 80 aulas

OBJETIVO: Compreender o processo de globalização, a integração dos blocos econômicos, o processo de comércio internacional e suas relações.

EMENTA: Globalização e estratégia global. A dinâmica competitiva nos mercados globalizados. O processo de internacionalização de empresas: riscos da multinacionalização, estratégias cooperativas. Blocos econômicos e suas relações comerciais. Inserção da organização no mercado internacional. Perfil do executivo internacional.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

MINERVINI, Nicola. O Exportador: Ferramentas para atuar com sucesso nos mercados internacionais. São Paulo: Pearson, 2008

GUEDES, A. L. Negócios Internacionais. Thomson-Pioneira, 2007.

VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval de ; GREMAUD, Amaury P. ; LANZANA, Antonio Evaristo P.; ANDRAD. Gestão de negócios internacionais. 2ª. ed. São Paulo: Saraiva, 2010. ISBN 9788502112070 [acervo digital].

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

SOUZA, José Manuel Meireles de. Gestão do Comércio Exterior - Exportação / Importação. São Paulo: Saraiva, 2010. ISBN 9788502117457 [acervo digital].

VAZQUEZ, José Lopes. Dicionário de Termos de Comércio Exterior. São Paulo: Grupo GEN. 2008. ISBN 9788522470334 [acervo digital].

 

 

PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA – 80 aulas

OBJETIVO: Identificar, aplicar e gerenciar os processos de planejamento e de gestão estratégica. EMENTA: Definição de Estratégia; A evolução do pensamento estratégico. Conceitos de missão, visão e valores. Análise do Ambiente Empresarial; Ferramentas de gestão estratégica. Construção de cenários. Metodologia e técnicas para construção de mapas estratégicos. Formulação de Estratégias. Implementação de Estratégias. Controle de Estratégias.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

HITT, Michael A. et al. Administração Estratégica. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2007. KAPLAN, Robert S. Mapas Estratégicos: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

MINTZBERG, Henry. et al. O Processo da Estratégia - Conceitos, Contextos e Casos Selecionados. 4ª ed. Porto Alegre: Grupo A - Bookman, 2011. ISBN 9788577800605 [acervo digital].

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: Conceitos, Metodologia, Práticas. 33ª ed. São Paulo: Grupo GEN – Atlas, 2015. ISBN 9788597000702 [acervo digital].

SERRA, Fernando Ribeiro et al. Gestão Estratégica: Conceitos e Casos. São Paulo: Atlas, 2013. ISBN 9788522486366 [acervo digital].

 

SISTEMAS INTEGRADOS DE GESTÃO - 80 AULAS

OBJETIVO: compreender os diversos aspectos que compõem os Sistemas Integrados e possibilitar a modelagem dos fluxos de Informação, transferir conhecimentos sobre o desenvolvimento e implantação de sistemas de informação (e seus módulos complementares), promovendo a melhoria de produtividade e competitividade das organizações.

EMENTA: Fundamentos de Sistemas de Informação. Impactos da Tecnologia na gestão organizacional. Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP). Fluxo de Informações. E-business. Soluções integradas de TI: Customer Relationship Management (CRM), Supply Chain Management (SCM) e Business Intelligence (BI). Gerenciamento estratégico de informação. Segurança em ERP. ERP na prática. Tendências.

BIBLIOGRAFIA BÁSICA:

ALBERTIN, A.L.; ALBERTIN, R.M.M. Tecnologia da Informação e desempenho empresarial. Atlas, 2009. SOUZA, C.A.; SACCOL, A.M. Sistemas ERP no Brasil - Teoria e Casos. Atlas, 2003.

TURBAN, Efraim; VOLONINO, Linda. Tecnologia da Informação para Gestão: Em Busca de um Melhor Desempenho Estratégico e Operacional. Porto Alegre: Grupo A - Bookman, 2013. ISBN 9788582600160 [acervo digital].

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR:

BATISTA, Emerson O. Sistemas de Informação o uso consciente da tecnologia para o gerenciamento. São Paulo: Saraiva, 2009. ISBN 9788502197565 [acervo digital].

O'BRIEN, James A.; MARAKAS, George M. Administração de sistemas de informação. 15ª ed. Porto Alegre: Grupo A – AMGH, 2012. ISBN9788580551112 [acervo digital].